Você pode controlar os insumos (produtos) utilizados durante a realização de um serviçoPara implementar o controle financeiro / contábil  no seu estabelecimento, antes de qualquer coisa é preciso habilitar a configuração Vincula produtos (insumos) à serviços dentro das configurações da Minha unidade.


Pronto! A partir de agora a sua unidade já está habilitada para controlar os insumos (produtos) utilizados na realização de um serviço. 



Como cadastrar um insumo?

Ao vincular produtos (insumos) à serviços, é possível informar no cadastro de um produto (existente ou novo) se ele é também um insumo. Para isto, basta marcar a opções "Padrão" e "Insumo" no cadastro de produtos:


Como vincular insumos aos serviços?

Ao habilitar o controle de insumos e marcar os produtos como insumo, já é possível vincular os insumos utilizados em cada um dos serviços dentro do cadastro de serviços:

  • Produto: Produto que será utilizado no serviço. Você pode informar mais de um produto caso desejar, com isto na execução da OS será possível escolher qual dos produtos você quer utilizar.
  • Quantidade: Quantidade a ser utilizada.



O que acontece com os insumos (produtos) vinculados a um serviço?

Toda vez que um serviço que possui insumos for adicionado a uma OS, automaticamente, os insumos (produtos) e as quantidades que compõem este serviço serão automaticamente adicionados na OS. Quando informado mais de uma opção de produto para o mesmo insumo, será possível escolher qual será utilizado.


Quando habilitado o controle de estoque, ao finalizar a OS, os produtos são automaticamente consumidos do estoque atual da unidade.


Movimentações e Correções de estoque após OS finalizada

A plataforma permite, após a finalização de uma OS, visualizar as movimentações dos insumos (produtos) e também corrigir sua quantidade.


Movimentações

De forma detalhada é possível visualizar as movimentações realizadas na OS.

  • Venda : Quando o produto é lançado antes de finalizar a OS
  • Correção (Entrada) : Quando o produto é retirado da OS após ela ter sido finalizada, fazendo com que o insumo retorne para o estoque.
  • Correção (Saída) : Quando o produto é inserido na OS após ela ter sido finalizada, fazendo com que o insumo seja retirado do estoque. 


Corrigir estoque

O sistema permite corrigir o estoque, ajustantd a quantidade realmente utilizada (ou não), após finalizar a OS.

Por padrão, os insumos e suas quantidades na OS não podem ser alteradas por qualquer usuário. Para habilitar a edição destas informações, basta conceder as permissões necessárias no cadastro de perfis de acesso.